quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Bifes de Frango com Molho de Beterraba

Estava no meu sossego e cheia de pressa para fazer o jantar mas quando o tempo é pouco e todos os minutos contam.

Existiam uns bifes de frango pequenos no frigorífico e pensei "olha lá vão uns bifinhos de frango grelhados com batata frita do pacote". Retirei-os do frio e quando dei conta estava a pôr a frigideira em cima do fogão e a picar alhos "que se dane vai assim" um bocado de margarina e alho mais umas especiarias e está feito. Um bocado de margarina, um nadica de óleo, os alhos lá para dentro, ora deixa cá ver...uma pitada de estragão e noz moscada e pimenta. Parecia-me bem até que me lembrei que o frango fica sempre mais tenro quando cozinhado em leite, mais uma viagem ao frigorífico para ir buscar o leite e vejo uma tupperware com beterraba cozida "há-de dar em alguma coisa" pensei eu. 

E não é que ficou? (atenção que quantidades depende da fomeca e do número de pessoas). Delicie-se!

Ingredientes:
- bifes de frango
- óleo q.b (pouquinho)
- margarina 
- alho
- noz-moscada em pó q.b.
- estragão q.b.
- mistura de 5 pimentas em pó q.b.
- leite
- beterraba cozida a gosto

Coloque na frigideira o oléo, a margarina, o alho picado e as especiarias e deixei um pouco ao lume sem deixar o alho esturricar. Coloque os bifes e deixe fritar um pouco de ambos os lados e adicione o leite (não muito). De seguida, pique a quantidade de beterraba que quiser, junte-a aos bifes e deixe cozinhar. 

Retire os bifes da frigideira e adicione, à já agora espécie de molho de beterraba, mais leite até ganhar uma consistência de molho.







Pode sempre escolher entre voltar a pôr os bifes na frigideira e envolve-los no molho ou então verter o molho por cima dos bifes depois de já estarem no prato.

Acompanhamento: 

Um arroz branco ou até uma salada são duas boas hipóteses!




sábado, 9 de maio de 2015

Food Revolution: O inicio da juventude perdida

O titulo pode não ser dos melhores mas certamente que não serei a única pessoa neste país ou até mesmo da minha rua que tem esta opinião.

A estrela deste post é um chef de cozinha britânico e a maioria conhece-o, o seu nome é Jamie Oliver. Um dos programas do Jamie chama-se Jamie Oliver's Food Revolution, a série teve inicio em 2010 mas comecei a ver recentemente no canal televisivo 24Kitchen


Já há uns anos que por vezes uso a frase "qualquer dia as crianças dizem que o leite não vem da vaca mas sim do supermercado" apesar de saber que isso poderia ser possível nunca quis acreditar, acho eu, que essa possibilidade fosse uma realidade tão grande e se ninguém se mexer haverá uma perda gigantesca tanto a nível de conhecimento como de cultura passando pelo ponto mais importante na vida que é a saúde.

Jamie fartou-se da comida processada e resolveu atuar em áreas criticas. O que é que eu quero dizer com áreas criticas? Atenção que isto não quer dizer que se tenha de mudar muitas atitudes no núcleo familiar mas se nas escolas não o fizerem da maneira certa, o trabalho de casa dos pais pouca ou nenhuma diferença faz. A obesidade infantil é um problema gigante e tem vindo a ganhar força ao longo dos últimos anos, é preciso reagir, fazer alguma coisa por nós próprios. Qual é a criança, jovem ou adulto que quer ouvir que tem diabetes e que pode ter passar a vida a espetar agulhas? Qual é a criança/jovem  que quer ouvir que tem uma grande probabilidade de morrer cedo devido à sua alimentação?

https://www.youtube.com/watch?v=f8CF15HJJ-0

Ontem vi um episódio que se passa numa das escolas primárias de Huntington, considerada a cidade menos saudável dos Estados Unidos da América, não é recente mas é uma alarmante realidade. 

Pequeno almoço: piza + leite de sabores + cereais
Almoço: fritos com mais fritos = montes e montes de gordura

Juntando a estes dois momentos escolares (para alguns é tal e qual em casa) dos 4 aos 10 anos não usam garfos nem facas apenas usam a colher e as mãos para comer.

Agravando a situação...O que é que você pensaria disto?

https://www.youtube.com/watch?v=bGYs4KS_djg


Não digo que seja obrigatório as crianças conhecerem todos os alimentos mas vejamos as coisas como elas são. Estas crianças vivem num mundo cheio de tecnologia, são mimadas pelos pais que lhes querem dar tudo e mais alguma porque os pais lhes querem proporcionar o melhor, têm tudo e mais alguma coisa, eles já nascem "ensinados" (quase) entre muitas outras que eu poderia escrever mas nunca mais sairia daqui. No entanto, façamos uma comparação com as crianças que vivem no chamado 3º mundo que quase não tem acesso a água potável, têm pouca escolaridade, vivem bem pior e ainda assim sabem distinguir legumes básicos.

É ridículo que se crie tanta coisa, que se evolua tanto e que as crianças estejam cada vez mais burras e os pais cada vez mais ignorantes.

Episódio 1: http://gorillavid.in/rpkg0ndda534
Episódio 2: http://gorillavid.in/s7qqk2gar08c

Infelizmente não encontrei os episódios legendados para que todos pudessem perceber por inteiro a desgraça que anda a crescer a olhos vistos tanto na América como certamente noutros continentes mas ainda assim é perceptível toda a desgraça que os pais e as escolas andam a cultivar.

É urgente que comece a haver mais pessoas com a coragem do Jamie em tentar mudar algo para melhor, tem-se que atuar antes que muitas situações sejam irreversíveis.

Como é que é possível que uma família inteira (5 pessoas) consuma diariamente, do pequeno almoço ao jantar), fast food e alimentos processados, que os pais vejam que os três filhos (dos 4 aos 12 anos) obesos e que continuem a dizer que está tudo normal. Haja pizzas, cachorros, fritos, molhos e os nuggets de frango, que de frango têm muito pouco e são também uma refeição com um constante lugar reservado na alimentação semanal. Para esta família, de que vos estou a falar, ir fazer uma consulta por causa do peso (porque ambos os pais têm histórico de diabetes na família) e o médico dizer que o mais velho tinha 145 kg e fortes indícios de desenvolver a diabetes para os pais abrirem os olhos.

15 de Maio será o Food Revolution Day (Dia da Revolução da Comida) escolhido para este ano. Esta ação consiste numa campanha mundial para sensibilizar as escolas, crianças e pais para uma alimentação melhor. Além do Food Revolution Day, Jamie Oliver, criou também uma petição (Help Fithing for Food Education) onde precisa de angariar 1 milhão de assinaturas para que o G20 seja forçado a fazer algo para combater a obesidade mundial pois 42 milhões de crianças com menos de 5 anos é obeso.

Para assinar esta petição clique aqui crie um login, pode criar com a conta do facebook e assine.

Já pensaram na quantidade de pessoas doentes? Este numero exorbitante, vamos pôr por extenso  para se ter bem a noção são 42 000 000 de crianças que pouco conhecem da vida e já têm o seu futuro encurtado!


Uma pessoa pode não conseguir mudar o mundo mas pode mudar o mundo de muita gente e essa boa atitude pode surtir um ótimo efeito bola de neve. 

Melhorem os vossos hábitos alimentares! Pensem nas consequências que certos alimentos consumidos em excesso podem provocar há saúde. 


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Feijoada de Frango

Todos os dias existe aquele pensamento de "ora bem, o que é que eu vou fazer para comer?" talvez seja este o maior dilema de todos os que encostam a barriga ao fogão para se alimentarem.

Desta vez estava no talho sem ideias. Quando chamaram pelo meu número dei conta de que ainda não me tinha decidido e a hora para pedir estava cada vez mais perto, depois disso não tinha volta a dar no que iria jantar.

Com algum arrependimento no estômago lá pedi um frango partido aos bocados. Que raio de prato ia eu fazer com frango?! Sinceramente estou um bocado farta de coisas com frango ou é frango assado, ou frango de cerveja, ou frango com natas, frango com caril... já não me apetecia nada com frango mas estando pedido, pedido estava.

Lá fui eu procurar algo que mete-se frango no seu conteúdo, quando me lembrei de uns enchidos que me sobraram da quiche e de umas latas de feijão guardadas na dispensa. Teria de fazer uso disso! 

Feijoada de frango...hmmmm. Soou-me bem ao pensamento, ainda melhor às ideias do estômago. Umas receitas daqui, outras receitas d'acolá e eis que deu nisto:



Ingredientes:
  • azeite q.b
  • 1 cebola grande picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 folha de louro
  • 3/4 chouriço de peles
  • 120 gr de bacon
  • 1 frango cortado aos bocados
  • 200ml de vinho branco
  • 30gr polpa tomate
  • 1 cubo de caldo de galinha knorr 
  • 2 latas de feijão (usei encarnado que tinha comprado para fazer chili mas ficou-se por aqui)
  • sal q.b
  • pimenta moida, usei mistura de 5 bagas q.b
  • água quente (caso seja necessário)

Num tacho coloque o azeite, a cebola e o alho picados e a folha de louro. Deixe refogar um pouco e junte o chouriço e o bacon, ambos cortados aos cubos e deixa-se fritar ligeiramente para que comecem a largar os sucos.
Entretanto junte o frango e quando começar a corar adicione a o vinho branco misturado com a polpa de tomate e o cubo de caldo de galinha. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar um pouco.
Adicione o liquido da conserva (do feijão) e o feijão deixando cozinhar até ficar no ponto, ou seja, o frango completamente cozinhado.

Acompanhe com arroz branco.

Nota: adicionei um pouco de água porque achei que ficou com um molho um pouco espesso, no entanto, você pode cozer o feijão (ao invés de usar enlatado) e aproveite essa água para substituir o liquido da conserva. 

É uma receita rápida e muito boa de se saborear.





sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Calendário de Rampas 2015 (Mafra/Sintra)

Com certeza não sou a única amante de provas de perícia automóvel que por aqui anda. Como tal, deixo-vos um calendário das provas que irão ser realizadas este ano, 2015.



Calendário de provas:

  • 7 e 8 de Março, localidade: Cheleiros, concelho: Mafra;
  • 28 e 29 de Março, localidade: Negrais, concelho: Sintra;
  • 25 e 26 de Abril, localidade: Malveira, concelho: Mafra;
  • 16 e 17 de Maio, localidade: Piedade, concelho: Mafra;
  • 6 e 7 de Junho, localidade: Cheleiros, concelho: Mafra;
  • 27 de Junho, localidade: Almargem do Bispo, concelho: Sintra;
  • 18 e 19 de Julho, localidade: Maceira, concelho: Sintra;
  • 8 e 9 de Agosto, localidade: Santo Estevão, concelho: Mafra;
  • 12 e 13 de Setembro, localidade: Rebanque, concelho: Sintra;
  • 3 e 4 de Outubro, a designar.
Como podem ver, a organização vai andar bastante ocupada mas esperemos que quem goste comece a ocupar-se também das suas máquinas sobre rodas e que apareçam pois ninguém faz a festa sozinho! junta-te a nós e vem fazer música com o teu carro.

Ficamos à espera!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dia de Rusga em Peniche

Nem todos os dias são dias, mas hoje a policia saiu à rua.

Normalmente quando um cigano fica doente toda a família fica de plantão no hospital, se ainda não viram tenho a dizer que já assisti. 

Então e o que é que acontece quando à rusga ao acampamento e alguns vão dentro?

É simples! Vai tudo recambiado para a psp são eles adultos, crianças (também de colo) até os cães lá estão plantados na frente da esquadra. Está lá tudo ao barrote! 

Desde que moro por cá, já assisti a algumas rusgas mas nunca ao ponto de passar pelo acampamento e o ver vazio!

ver noticia também em:




imagem retirada de http://dlvr.it/8PpPPD

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Inventários

Todos nós sabemos que, infelizmente, quem se encontra no comércio depende de uma grande amizade com as tecnologias. O problemas surge quando as tecnologias falham e deixam de ser tão úteis como estavam a ser enquanto trabalham perfeitamente.

Para quem fez inventário no passado mês de Janeiro teve dores de cabeça que daria para dar, vender e ainda sobrava. Não bastando o curto prazo que se tinha para entregar o inventário ao Estado, quem não sabe fica a saber que foi a 31 de Janeiro, houve algumas situações criticas com os sistemas.
É revoltante quando uma pessoa passa montes de tempo a realizar inventário, criar códigos e referências para produtos que não os trazem quer de fábrica quer do embalamento e ao fim de se ter tudo isso feito a pessoa vai para gravar e acaba por levar uma chapada de luva branca acompanhada de um gigante balde de água fria, ou seja, o programa resolvia dar erro e nada de trabalho feito.

Pior é que para confirmar se o produto se encontra ou não inserido no inventário do sistema é preciso gravar o inventário, note-se que cada vez que se procede à gravação o inventário é fechado, gerar um relatório de inventário, aplicar filtros (apenas aceita um, seja ele código de barras, referência, descrição do produto...) e então lá surge o produto! Problema, para além d'outros, é que o modo de pesquisa de produtos só funciona para um produto de cada vez. Tendo sempre que se gerar um relatório para se saber se o produto está ou não inserido. Juntando a isto, posso dizer que o processo é lento de se realizar.

Os pc's, sistemas, windows podem ser uns grandes amigos e salvarem-nos em horas de aperto mas quando lhes apetece são uns grandessíssimos amigos da onça conseguindo provocam-nos uma raiva descomunal que só dá vontade de partir tudo.



quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Janta d'hoje: Jardineira

O dia começou com dois nacos de carne a descongelar sem ideias do que havia de fazer!

Houve preguiça para fazer almoço e então ficou para (como dizem os brasileiros) a janta!

A noite chegou, o armário abriu-se tipo "abre-te sésamo!", e pareceu-me ouvir uma voz a dizer " jardineiraaa, jardineiraaaa" e pronto no meio desta tonteira toda só tive de comprar um saco de ervilhas que deu pra a refeição e ainda sobrou para umas outras ideias.

No site do Sabor Intenso encontrei a receita do que me luzia as ideias!

Ingredientes:
- 800 gr de carne de porco aos cubos
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- polpa de tomate q.b
- 150 gr de ervilhas
- 150 gr de cenoura
- 250 gr de água
- batatas q.b
- sal q.b
- azeite q.b
- vinho branco q.b
- pimenta q.b (opcional)

Pique a cebola e o alho e leve a refogar no azeite juntamente com as folhas de louro.

Quando a cebola e o alho estiverem alourados junte a polpa de tomate ( pode usar 2/3 tomates sem a pele e as sementes) tempere com sal e pimenta deixe cozinhar um pouco.

Junte a carne e deixe fritar. Depois junte as ervilhas e deixe cozer por uns 5 minutos.

Entretanto junte o vinho e a cenoura cortada em rodelas e deixe cozinhar por 15 minutos e de seguida junte as batatas e a água (eu fervi a água antes de a colocar no tacho) e deixe a cozinhar até as batatas estarem cozidas.


Posso dizer que a jardineira conseguiu fazer frutos. Ficou tudo feliz e satisfeito! Molhem lá o pão há vontade!