segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Frango com Feijão Manteiga

Cá por casa, havia pequenas quantidades de vários produtos que tinham de ser comidos como um peito de frango que encontrei no congelador, um frasco de feijão manteiga a pouco mais de meio e alface com umas duas semanas.

O truque para a alface render assim tanto tempo é arranjá-la como se a fossemos comer mas ao invés de a temperar, guarda-se no frigorífico dentro de uma caixa plástica (desde que as folhas não estejam demasiado apertadas). 

Não estava a imaginar uma combinação possível e que desse bom resultado entre estes produtos.


Sopa:

Ingredientes:
  • o preparado Canja Knorr
  • água
  • peito de frango
  • sal
Preparação:
Para render um bocado mais em vez de 1 litro de água fervi 1,7L e juntei umas pedrinhas de sal (poucas). Depois coloquei o peito de frango para que este coze-se e para dar um sabor mais "realístico" à sopa.

Prato Principal:
  • peito de frango (o mesmo que usei na sopa)
  • feijão manteiga
  • azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola
  • estragão
  • orégãos
  • pimenta preta
  • água
  • 1 triângulo de queijo vaca que ri 
Preparação:
Lava-se o feijão e depois de ter o peito de frango cozido, retira-se da sopa e corta-se aos cubos (estes foram mais cubos fatiados) e reserva-se. 
Coloca-se o azeite na frigideira e adiciona-se a cebola picada e os dentes de alho fatiados. Quando tiverem lourinhos adiciona-se o feijão. Entretanto acrescenta-se o frango e mexe-se. Para não ficar muito seco adicionei um pouco de água, o queijo vaca que ri e as especiarias a gosto. Mexe-se até o queijo derreter por completo e está pronto a servir.

Acompanhante:
  • salada de alface

Esta mistura toda pode parecer estranha mas o que é certo, é que correu bem e estava muito saborosa =).

Era uma vez... um raio-x

Todos sabem o que é um raio-x. Mas para que nos serve este plástico preto com uns ossos escarrapachados? Sabiam que os raio-x contêm prata e é ela que permite a visualização dos ossos?

http://sportv.globo.com/platb/files/955/2010/08/raio_x_da_cabeca_humana.gif


Numa pesquisa sobre o que fazer com cassetes de rádio ou vhs, porque como eu deve haver muitas pessoas com isso guardado em casa e sem aparelhos que trabalhem para as reproduzir, acabei por descobrir (não o que procurava) o que se pode fazer com este material "dito" hospitalar.


Jóias e caixas de plástico transparentes são produtos feitos através da reciclagem de radiografias. Estas caixas plásticas servem para embalar lembranças ou os laços que se usam nas prendas, por exemplo. No que toca à recuperação da prata para realizar as jóias, 2500 raio-x equivale a mais ou menos 600gr de prata.

Contudo este material, as radiografias, tem muito mais finalidades...desde encadernações a candeeiros, basta haver imaginação.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pão de Ló

Lá para o meio do verão, parece que é sempre em épocas festivas de papelada com acesso direto às salas da faculdade,  a minha pessoa fez um Pão de Ló (http://estracontece.blogspot.pt/2012/07/pao-de-lo-culinaria-meias.html) em conjunto com a minha irmã.

Hoje, posso dizer que encontro-me novamente nesta linda época, deu-me para fazer outro mas...devido há falta de vontade para bater claras em castelo misturei tudo e os ovos foram inteiros. Como é lógico, o Pão de Ló (ou espécime), desta vez, ficou pequeno e ainda lhe acrescentei algo que tinha na prateleira das especiarias, calma....Final da história ficou baixinho mas docinho =)!

Ingredientes:
 - 5 ovos (na realidade foram 5 ovos mais uma gema porque um vinha com extra)
 - 1 caneca de açúcar
 - 1 caneca de farinha
 - 1 colher de café de aroma de baunilha em pó
 - manteiga para barrar a forma 
 - farinha para polvilhar a forma

Preparação:
Pré aquecer o forno a 180ºC, barrar e polvilhar a forma e reservar. 
Entretanto, juntei os ovos com o açúcar e misturei bem. Depois fui adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre, e por fim, o aroma de baunilha e continuei a mexer até ficar homogéneo. Verti a massa para dentro da forma e foi ao forno por 30 minutos.

Curiosidade: pela primeira vez na minha vida programei o forno e não o liguei, oh desgraça! Lá tive de ficar mais um tempo há espera...


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cientistas percebem, finalmente, por que os dedos enrugam na água


Cientistas da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra chegaram à conclusão que o facto de os dedos ficarem enrugados depois de passarem algum tempo dentro de água faz parte das vantagens adquiridas pelo Homem ao longo de milhares de anos de evolução: é mais fácil segurar um objeto molhado com a superfície da pele rugosa.

http://www.correiodemocratico.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Nova-teoria-sobre.jpg
Durante muito tempo, acreditou-se que os dedos enrugavam simplesmente porque a pele inchava com o contacto prolongado com a água. 

Para investigarem o fenómeno, os cientistas britânicos pediram a voluntários que apanhassem berlindes colocados no fundo de um balde de água. A experiência consistia em apanhá-los com uma mão e fazê-los depois passar por uma pequena abertura para a outra mão, colocando-os depois num segundo recipiente. Os voluntários que tinham os dedos enrugados terminaram a tarefa mais rapidamente que os que não tinham.

A experiência, publicada no Royal Society journal Biology Letters, sugere que as rugas têm a função específica de tornar mais fácil o manuseio de objetos dentro de água ou em superfícies molhadas, o que pode ter sido uma vantagem para os nossos antepassados, quando procuravam alimentos em lagos ou rios.